Bandeiras do Grêmio

Primeira Bandeira, 1904

 

Sua primeira aparição oficial foi na passeata de inauguração da baixada, em agosto de 1904. Possuía as cores azul, preto e branco dispostas na forma de listras horizontais, com a insígnia do clube no canto superior esquerdo.

Segunda Bandeira, 1918 à 1944

Esta bandeira foi doada por uma torcedora, que manteve as cores tradicionais do time tricolor. Porém, sua disposição imitava a bandeira brasileira, com a insígnia do clube centralizada dentro de um losango. Esta bandeira foi hasteada pela primeira vez em 1916 para solenizar a vitória gremista sobre o scratch uruguaio. Com o passar do tempo, em 1918 esta bandeira, que era de caráter comemorativo, substituiu definitivamente a bandeira do Grêmio Portoalegrense até 1944.

Terceira Bandeira, 1944 à 1963

Em 28 de maio de 1944 o Grêmio oficializa sua terceira bandeira. A mudança havia sido decidida em obediência à lei federal que vedava a adoção de desenho semelhante à bandeira brasileira. A nova bandeira era composta por um retângulo azul tendo a esquerda a insígnia do clube de onde partem, em sentido diagonal, listras brancas e em sentido horizontal e vertical, listras pretas. O distintivo tricolor permaneceu inalterado até 1963.

Bandeira Atual, desde 1963

A principal mudança ocorreu no distintivo do clube, que agora levava o ano de fundação e a palavra Grêmio. O novo distintivo do clube foi aprovado por unanimidade em 3 de junho de 1963. Apenas uma pequena alteração ocorreu até os dias de hoje, a inclusão de uma estrela dourada no canto superior esquerdo, a fim de assinalar a contribuição do Grêmio F.B.P.A , através do jogador Everaldo, na conquista do tricampeonato mundial de futebol.