Regional – Saiba tudo sobre um consulado do Grêmio

Consulados em SC

A meta é transformar SC 100% azul, ou seja, com consulados em todas as cidades, atualmente já são mais de 100cidades com consulados.

O Grêmio divide os estados e escolhe um representante regional para ser mais um porta-voz aos consulados daquela região, mas isso não impede que o próprio cônsul tenha acesso, por exemplo, ao Departamento Consular, o que alias é de direito do cônsul.

A princípio usamos a referência das associações de municípios de SC para ter grupos de consulados bem identificados e poderem trabalhar regionalmente, sempre claro, buscando a união do máximo possível de cidades/regiões em prol do Grêmio. Mas mesmo tendo regionais existe o trabalho em união por macro regiões. Os mapas abaixo, desenvolvidos pelo Jonathan Grasel, Diretor Regional e Consul de São João do Oeste, representam as macro-regiões e dão uma visão do quanto azul já está nosso estado.

 

MAPA COMPLETO SC

GRANDE FLORIANÓPOLIS

NORTE

OESTE

PLANALTO SERRANO

SUL

VALE DO ITAJAÍ

 

 

 

 

 

Como montar um Consulado?

Segue abaixo as instruções do que é necessário para montarmos o consulado e também algumas explicações de como funciona e um exemplo de como fazemos aqui em Floripa, mas é claro cada cidade deve adaptar conforme a sua realidade.

O Consulado pode ser composto, no que tange a sua estrutura formal perante ao Grêmio, de um único integrante ou de vários, tudo depende do tamanho da cidade e/ou da quantidade de ações/eventos que se pretende fazer, mas ele é formado por um Cônsul e por Cônsules Adjuntos.

 

Passo a passo para formar um consulado:

Para a criação de novos consulados, os passos para a criação é a que segue:
 
1) Identificar gremista(s) que queira(m) assumir o consulado em alguma cidade que ainda não possui. A indicação de outro cônsul é valiosa, pois ele estará referendando o novo futuro cônsul. Para melhorar o referendo compartilhe a indicação com os cônsules da região, a chance de mais algum conhecer a indicação é grande o que ratificará ainda mais a indicação.
 
2) Se ainda não for sócio, associá-lo.
2.1) Online: via site do Grêmio (clique aqui ) 
2.2) Via consulado preencher uma destas opções: 
            Ficha de Associação – OURO 
3) Preencher a ficha cadastral consular, colar uma foto e assinar o termo de responsabilidade (se já tiver adjuntos definidos, todos devem preencher) Ficha Consular
 
4) Efetuar o depósito de R$ 25,00 para cada integrante do consulado para a confecção da carteirinha de cônsul. Existem 2 opções de contas bancárias do Grêmio: Banco do Brasil, Ag: 3418-5 e CC: 4328-1 ou  Banrisul, Ag: 0030 e CC: 0600872503.
 
5) Enviar a ficha e o comprovante de depósito por e-mail para consular@gremio.net com cópia para sponchiado@gremiofloripa.com.br e com cópia ao cônsul regional da sua região.
PRONTO, em poucos dias, estando a documentação correta e o Departamento do Grêmio referendando a indicação, o novo Cônsul estará recebendo em sua residência a carteirinha com o reconhecimento do GRÊMIO como legítimo representante na cidade.

 

Mas o que farei como Cônsul e Cônsul Adjunto?

Reproduzimos aqui parte do termo de compromisso que assinamos ao nos dispor a ser cônsul, dentre outras coisas ele : “…assumo o compromisso de bem representá-lo, engajando-me em campanhas, promoções, eventos, divulgando e mobilizando os Gremistas da localidade a que pertenço, comprometendo-me a participar de reuniões e convenções quando for convocado e ser parceiro nas vitórias e também nas derrotas…

E completamos, fazendo da união de Gremistas ações para a nossa comunidade e buscando cada vez mais torcedores que queiram contribuir ainda mais para o Grêmio sendo sócios.

Costumamos denominar todos de Cônsul, a diferença entre o Cônsul e o Cônsul Adjunto é apenas uma forma de ter um responsável pelo grupo perante ao GRÊMIO, mas os direitos e deveres são os mesmos. Aqui costumamos inclusive de chamar a todos simplesmente por cônsul ou consulesa.

 

O que faz o consulado?

. Cada cidade define as ações que faz.

. Basicamente tenta reunir os Gremistas para juntos desenvolverem ações de benefício próprio, da comunidade e do Grêmio.

. Existem consulados como de Chapecó, Santa Maria dentre outros que podem servir de exemplo como formatos de consulados que dão resultado.

. Temos um modelo criado aqui em Floripa em 2008 e que ao longo dos anos vem sofrendo evoluções na medida que a equipe (cônsules) cresce. No nosso site, opção O CONSULADO, descrevemos o que o consulado faz aqui em Floripa.

 

Quais meus direitos e deveres?

. O Fato de representar o Grêmio formalmente já seria suficiente, pra não dizer até uma honra ao invés de direitos;

. Anualmente (2 a 3 vezes ao ano) são feitas convenções consulares em Porto Alegre, aonde os cônsules e adjuntos tem o direito (e dever) de comparecerem para falar diretamente com a Direção do Grêmio: Presidente, Diretor de Futebol, Quadro Social, Marketing, Arena, Categoria de Base e Depto Consular.

. É possível que ocorram em outros locais, como foi o caso de Floripa, onde aqui privilegiamos a presença dos consulados de SC (http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=10911 ), mas claro, qualquer consulado do Brasil/Mundo pode comparecer.

. Promover o Grêmio em sua cidade, região e onde estiver.

. Angariar cada vez mais torcedores estimulando que os mesmos se associem ao clube, mesmo que distante, mesmo ue não vá a jogos, o importante é que o quadro social é que torna o Grêmio cada vez mais competitivo, cada vez maior.

 

Quem define o Cônsul do Consulado e como fazer para trocá-lo?

. Inclusão: Normalmente é por indicação, seja do Grêmio, seja dos torcedores locais ou de consulados visinhos;

. Exclusão: Em casos de inadimplência ou ações do cônsul que ferem o estatuto do Grêmio, o Depto Consular pode substituir o cônsul por outro.

 

Como faço para incluir ou excluir cônsules-adjuntos?

. Inclusão: Segue o mesmo procedimento da criação do consulado, ou seja, deve-se preencher a ficha+foto+R$ 15,00 e enviar ao Grêmio. Aqui sempre é importante que o Cônsul informe ao Grêmio que estará sendo enviada a ficha para a inclusão de um adjunto;

. Exclusão: Â exclusão se dá de duas maneiras:

  • Via Consulado: O Cônsul solicita por email (consular@gremio.net) a exclusão do cônsul-adjunto;
  • Via Depto Consular de POA: Em casos de inadimplência ou de algum ato cometido pelo membro que fere o estatuto do Grêmio, o Depto Consular poderá informar ao Cônsul o desligamento de algum membro da sua equipe.

 

Como posso divulgar as ações em minha cidade?

. Todo consulado tem em Porto Alegre o apoio do Departamento Consular.

. Através do email consular@gremio.net você pode solicitar qualquer auxílio, desde orientações sobre contatos com ex-jogadores para uma festa que desejas promover, até divulgar seu evento no site oficial do Grêmio;

. Você ainda pode solicitar sempre que desejar a lista completa dos torcedores cadastrados no Grêmio (Sócios e alistados do Exército Gremista). Mas cuidado, use estes dados com responsabilidade.

 

Qual a estrutura que um consulado deve ter?

 

Não existe uma estrutura pré-estabelecida, afinal as realidades de cada cidade são, muitas vezes, muito diferenciadas.

Passamos como exemplo o consulado de Floripa:

 

Equipe:

1 (um)             cônsul;

20 (vinte) cônsules-adjuntos.

 

Áreas*:

Administrativa e Financeira;

Fiscal;

Eventos (Jogos pela TV, Excursões, Futebol, Jantares, Convenção, etc);

Imprensa;

Site e Redes Sociais;

Loja;

Esportes;

Quadro Social.

 

*todas as áreas tem 1 (um) responsável e, no mínimo, 2 (dois) suplentes. Podendo haver repetições de nomes entre as áreas.

 

É função do consulado associar torcedores ao GRÊMIO?

SIM, na verdade é de todos. O Cônsul e seus adjuntos conhecedores da comunidade que vivem tem maiores condições de despertar nos torcedores a importância de ser sócio;

A associação deve ser feita diretamente via site do GRÊMIO, mas sabemos que muitos ainda não possuem internet, então temos que “fazer a mão” e possibilitando que este torcedor se associe, seja fazendo a associação para ele, seja coletando os dados necessários e enviando ao nosso quadro social (atendimento@gremio.net).

Mas lembrem-se, de nada adiante um número grande de sócios se não existe a contribuição mensal. A inadimplência, como em todo negócio é prejudicial, e novamente o consulado pode ser decisivo e atuante, pois com base nas informações passadas pelo Grêmio, temos a condição de saber quem esta inadimplente e de alguma forma convencê-los a regularizarem a situação.

Sócio EM DIA é que dá 1/3 da sustentação do nosso Grêmio.

 

Os custos do consulado são pagos por quem?

 

O consulado precisa se organizar de tal forma que suas ações sejam auto-sustentáveis.

Realize rifas, jantares, bingos, etc para levantar fundos para cobrir seus custos.

Em casos de festas grandes, principalmente as regionais, o GRÊMIO poderá ser convidado e participar trazendo até sua cidade o Ônibus do GRÊMIO equipado com a maquete da ARENA, GremioMania e Quadro Social itinerante.

Além disso, dependendo da quantidade de associações que forem feitas é possível solicitar ao GRÊMIO camisas autografadas (ou não) para sorteio.

Mas lembre-se, o GRÊMIO funciona como uma empresa, como em nossa casa, nada é de graça, para ele dar, é preciso receber, se tivermos este pensamento tudo o que fizermos estaremos fazendo para o crescimento do GRÊMIO.

 

Consulado precisa ter estatuto?

Não, é opcional. Um consulado não precisa ter estatuto próprio, mas muitos possuem. Floripa ainda não possui, acreditamos que o 1º passo é organizar o consulado, ter a estrutura de cônsules adjuntos atuantes, ter um número de sócios DO GRÊMIO que condiz com a quantidade de Gremistas e ter o maior numero possível de Gremistas cadastrados no Grêmio através do Exército Gremista.

A partir desta base sólida ai sim acreditamos ser possível criar um estatuto com deveres e obrigações.

No nosso caso temos um regimento interno, veja na opção O CONSULADO / Estrutura Atual

O Consulado não pode nem deve pensar em benefício próprio, se o Grêmio não ganha, perdem todos, e a forma mais direta, simples é a associação ao GRÊMIO.

 

Na minha cidade tem muito Gremista?

É o que mais gostamos de falar, e no fundo, na grande maioria das vezes isso É VERDADE. Mas pense, se você precisasse agora, falar com cada um deles, como fazer isso se sequer conhecemos quem são eles, qual o email e/ou telefone?

O Grêmio disponibilizou desde 2009 uma forma de cadastrarmos estes torcedores e não perdermos mais o contato com ele, permitindo fazer ações de toda natureza, desde uma local via consulado até uma campanha de marketing, uma divulgação de produtos, ações, etc. É o Exército Gremista, www.exercitogremista.com.br, você mesmo poderá cadastrar os torcedores. Este torcedor você terá sempre o seu contato, basta solicitar ao Depto Consular sempre que desejar uma lista atualizada, e este torcedor você poderá sempre esta convidado de forma simples e barata (email ou telefone) para suas ações.

Por isso, agora não adianta apenas dizermos que temos “X” por cento de torcedores de nossa cidade Gremista, temos que cadastrá-los comprovando tal afirmação, pois somente com estes que temos condições de uma forma ou de outra entrar em contato.

 

Projeto 100mil sócios é viável?

Falamos a todos os quantos, e as pesquisas mostram que é verdade, mas temos cerca de 8 milhões de torcedores, e sempre nos vangloriamos de sermos a maior e melhor torcida do SUL do Brasil;

Isso o IBOPE e todos os demais institutos de pesquisa comprovam anualmente, mas temos então que convencer 1,25% destes torcedores a se associarem. Difícil? Sim claro que é, mas se cada um fizer a sua parte será até fácil, mas tem que fazer, agir.

Não importa a modalidade, precisamos ter sempre a ambição de fazer aqueles Gremistas que tem condições de contribuir mensalmente com R$ 18,00 ou R$ 36,00 se associarem.

O Projeto é ter 100mil sócio EM DIA, isso fará do Grêmio o MAIOR CLUBE da América em número de sócios EM DIA, e o reflexo tende a vir dentro de campo. Não é garantia, futebol nunca se pode fazer uma afirmação, mas é a forma com que conseguimos competir com times do Eixo Rio-São Paulo, sem esta “perna” do tripé financeiro certamente teremos dificuldade, para não dizer seremos sempre coadjuvantes, pois ela precisa representar 1/3 das nossas receitas.

Quanto mais sócios, maior a receita, maior o valor da nossa marca, maior o poder de investimento, maior procura de patrocinadores, maior a nossa chance de ganhar títulos.

O inverso também é verdadeiro.

Os consulados são uma poderosa forma de mantermos e ampliarmos nosso número de torcedores, que hoje passa de 8milhões, mas principalmente são os fomentadores e os “vendedores” da marca Grêmio.

 

 

Considerações Gerais

Não estranhe se torcedores que outros times questionarem o que é um consulado, mas a hora que você explicar, todos elogiarão. Esta é uma cultura que fez com que nosso Grêmio e o nosso torcedor levasse aonde fosse o time do Coração de uma forma que ninguém faz, e você está fazendo parte desta cultura, desta tradição, deste GREMISMO que não se explica.

Não importa se as ações que você fará são para a equipe do consulado, para os Gremistas que residem em sua cidade, para a sua comunidade em Geral, isso sempre estará levando o nome do GRÊMIO.

Algumas cidades, como é o caso de Floripa, não possuem limites definidos com as cidades vizinhas e ainda recebem um grande número de visitantes, isso faz com que nunca sabemos se o torcedor que abordamos na rua para associar ou alistar no Exército Gremista é da cidade ou não, mas TODOS aqui pensam o seguinte: Não é para Floripa, é para o GRÊMIO. Isso basta, logo, faça, seja de onde for o torcedor ele e você sempre serão um só, sempre serão GREMISTAS!

No Anexo I você pode ter as informações do que temos em funcionamento aqui em Florianópolis, lembrando que isso foi uma evolução, que se iniciou em 2007 e que a cada ano novas idéias, tecnologias, e novos integrantes ao grupo vem fazendo com que tenhamos uma evolução constante para cada vez mais interagirmos e replicarmos o nosso GREMISMO em todos os cantos possíveis.

 

Saudações Gremistas

Paulo Cezar Sponchiado

Diretor Consular Regional de SC
Cônsul do Grêmio de Florianópolis
Conselheiro do Grêmio – 2014 – 2019